segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O não recebimento ou atraso da fatura não é culpa do Banco

By
Você que possui cartão de crédito pode ter sofrido com o problema de não recebimento fatura e/ou ter recebido a fatura em atraso. Este é um problema recorrente e que geram em muitos casos insatisfação e reclamações dos clientes.

Quando este problema ocorre e você não paga a fatura no vencimento, geram-se  juros e encargos que são devidos para pagamento. Agora você se pergunta: "poxa o Banco não mandou ou não manda a fatura na data correta e eu quem pago o pato?". Pois bem vou explicar de forma simplificada o porque das Instituições não serem culpadas por isso.
dedo-indicador

Existem vários fatores que determinam a entrega de fatura. Exemplos:
  • Clientes que moram em regiões cujo são consideradas de "risco" normalmente as entregadoras de correspondências não fazem a entrega das cartas.
  • Seu endereço cadastral junto a administradora do cartão pode estar desatualizado e isto impede que a fatura seja entregue de forma correta
  • Durante o processo de entrega pode ocorrer algum extravio da sua correspondência 
  • Cadastre sua fatura em débito automático:  É um procedimento simples, prático e seguro. Com este serviço ativo,  o sistema debita automaticamente o valor da sua fatura na data do vencimento desde de que tenha o saldo total disponível na conta corrente.
  • Cadastre sua fatura para recebê-lá via email: É uma outra opção que pode lhe ajudar. Com o recebimento da fatura via email, você tem a praticidade de receber a fatura no seu email, imprimir e pagar tranquilamente até a data do vencimento. Além disto você ajuda o meio ambiente, pois como não será necessário o envio de correspondência , as arvores que são matéria primas para produção do papel serão conservadas.
  • No caso de não recebimento da fatura até 5 dias antes do vencimento procure  entrar em contato com a Administradora do cartão de crédito para verificar quais outras formas de pagamentos sem a fatura.
De fato são vários problemas que podem ocorrer. Não  estou falando que a culpa é sua, da Entregadora ou da Instituição Financeira. Estes problemas de entrega podem ocorrer não só com a fatura, mas sim com qualquer outro produto ou mercadoria que você receba via malote. 

No caso do não recebimento da fatura os Bancos costumam dar opções de forma de pagamento  sem a fatura, seja uma 2ª via da fatura emitida via correios, pagamento através do código de barras, pagamento através do caixa eletrônico, comparecimento a agencias seu Banco dentre outros.  Devido a este "leque" de opções que as Instituições não estornam juros e encargos gerados pelo não recebimento fatura/recebimento em atraso. Inclusive estas situações costumam vir escritas no contrato do cartão (consulte seu Banco para maiores informações).

Vou descrever abaixo algumas dicas úteis que você pode utilizar para minimizar possíveis prejuízos

OBS: verifique com seu Banco se os serviços descritos neste artigo estão disponíveis

Ganhe R$ 5 de desconto na recarga do seu celular com o Recarga Pay! Ao acessar o site e fazer sua recarga, utilize o código wc5351342 para garantir o desconto!

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário