domingo, 9 de fevereiro de 2014

Cancelar compras no cartão de crédito feitas através do Pagseguro, Mercado Pago, Moip dentre outros

By
Já abordamos em nosso blog conceitos gerais de como cancelar uma compra feita com o cartão de crédito. Neste artigo iremos falar um pouco sobre como fazer o cancelamento de compra no cartão de crédito em despesas intermediadas por plataformas de pagamentos como Pagseguro, Mercado Pago, Moip, Bcash entre outros.

Este tipo de cancelamento de compra é diferente do cancelamento convencional onde o cliente é orientado a procurar primeiramente o estabelecimento e caso não consiga, deve entrar em contato com a administradora de cartões de crédito.

cancelamento de compra no cartão de credito

Nas situações em que um serviço foi prestado de maneira incorreta/incompleta ou o produto comprado não foi entregue, é importante que o cliente contate primeiramente o vendedor ou empresa que o mesmo fez a compra para tentar solucionar o problema.

Se não conseguir, abra uma disputa junto a plataforma de pagamentos solicitando o cancelamento da compra ou a resolução do problema.

Com a contestação aberta, a plataforma intervém na negociação e solicita que a contraparte se posicione para dar explicações e resolver o problema.

Como é feita a cobrança no cartão?

Quando você compra utilizando o Pagseguro (iremos utilizar esta plataforma como exemplo), a despesa irá aparecer no seu cartão de crédito, mas o dinheiro não é liberado imediatamente para o vendedor ou para pessoa que recebe.

No caso de venda, ele terá um prazo determinado para enviar a mercadoria. Se for um fraudador e dentro do período estabelecimento não enviar o produto, você terá tempo de abrir a contestação e a possibilidade do estorno do valor para seu cartão.

Assista também este vídeo explicativo sobre como é feito o cancelamento de compra utilizando as plataformas de pagamento.

Cancelar compras no cartão de crédito



Gostou deste artigo? Deixe seu comentário!



Ganhe R$ 5 de desconto na recarga do seu celular com o Recarga Pay! Ao acessar o site e fazer sua recarga, utilize o código wc5351342 para garantir o desconto!

Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Pode me ajudar ? comprei um mouse no site tiodeco.com em 2x , mas desisti da compra , o pagamento foi feito via Bcash com o cartão de credito , fui no site da Bcash e nao autorizei o pagamento abrindo uma disputa ! gostaria de saber se vai ser cobrado na fatura do cartao ! obg !

    ResponderExcluir
  2. Ola Lucas, uma vez a compra aprovada ela é postada no seu cartão independente de você ter aberto a disputa ou não. No caso se você ganhar a disputa, o valor será estornado para você como um crédito, abatendo o débito.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Eduardo, tudo jóia? e no caso se eu vender produto no pagseguro e o cliente dizer que não recebeu ou simplesmente cancelar a compra, não fica fácil cancelar vendas e assim roubar do vendedor? tenho este receio

      Excluir
    2. Ola JOGOS, bom dia. Eu também sou vendedor e uso pagseguro. Quando envio produtos para meus clientes, mando com Aviso de recebimento (AR) dos Correios. Na entrega do produto, a pessoa assina esse papel que é enviado novamente a você, ou seja, você terá os dados de quem recebeu e assinatura.

      O custo do serviço é R$ 3 mas você fica livre de dores de cabeças caso algum cliente abra uma disputa.

      Um abraço

      Excluir
  3. Olá. Fiz uma compra com cartão de crédito de uma passagem aérea no dia 04/06/14 e preciso cancelar a mesma pois foi comprada para a data errada. Já entrei em contato com a Decolar.com e eles queriam cancelar a PASSAGEM, sendo que deve ser cancelar A COMPRA de acordo com o art. 49 do CDC. Por favor, me guie para o cancelamento da compra, de quais documentos e informações do cartão (senha, número etc) que preciso usar. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Pedro, quando é feito o cancelamento da despesa, deve-se fazer uma nova compra. Pelo que entendi eles não conseguem corrigir a data ao menos que a compra seja cancelada.

      Cada estabelecimento tem uma política, não sei informar quais os documentos necessários.

      Um abraço

      Excluir
  4. Olá!! Fiz uma compra no ML com cartão de credito e recebi um email do vendedor avisando q n aceita MP. Falei c ele por tel q me propôs mandar um boleto p eu pagar. Quero a mercadoria e to pensando nessa possibilidade, mas como cancelo essa compra no cartão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Lili, não há como cancelar a compra no cartão ao menos que o vendedor devolva o dinheiro, no entanto, é obrigatório que o vendedor aceite o Mercado Pago, pois é uma opção mais segura de compra.

      Recomendo a não comprar destes vendedores que não aceitam Mercado Pago

      Excluir
  5. Oi, tudo bem? Fiz uma compra no Mercado Livre através do Mercado Pago. O envio ainda está pendente, quero a cancelação da compra pelo fato de ter escolhido o produto errado, não ter sido atenta o suficiente para perceber que a armação do óculos é maior do que eu gostaria. O envio está pendente. Como procedo em uma situação dessas? Já enviei um email para o vendedor solicitando a compra e entrei na central de soluções do Mercado Pago. Na listagem de pagamentos, o status da compra está como "Em Mediação". Mesmo tendo a compra cancelada, o valor da parcela ainda será debitada como primeira parcela no cartão?

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Indi , neste caso como o valor esta "em mediação" significa que ele esta bloqueado e que esta sendo avaliado pelo ML.

      O valor será cobrado normalmente mas se o vendedor devolver seu dinheiro, o valor será estornado para seu cartão de crédito.

      Excluir
    2. Alvaro e no meu caso que o cara foi um fraudador e me bloqueou no facebook nao enviando o produto e eu paguei somente via app do MP e eu contestei a compra e caiu em mediacao, o dinheiro ele pode fazer uso de pgto de contas pelp app e recargas ou fica bloqueado?

      Excluir
    3. olá Evander

      Se o dinheiro estiver em mediação ele não consegue fazer nenhum procedimento até que tudo seja averiguado pela operadora de cartões e pela processadora de pagamentos.

      Excluir
  6. Mano comprei uma hospedagem , pelo pagseguro , e tipo a host fico pendente e nn envio usuario e senha do painel pra mim, ja abri uma disputa , mais vai vim a fatura ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se o valor foi aprovado virá sim. Aguarde o Pagseguro dar o posicionamento .

      Excluir
  7. ola, tudo bem : Fiz uma compra em um site que que usa o MercadoPago para cartões e tal.. Na hora da compra, foi aprovado e tal e o MP me mandou email, confirmando, mas até agora não me mandaram email do rastreio de envio, nem nda, sei que a culpa esta sendo da loja, mas queria cancelar pelo MercadoPago e não estou conseguindo, pois realizei a compra no MercadoPago, sem ter feito cadastro no site (não acho necessário)! Poderia me ajudar ?/// Obrigada, Gabriela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Gabriela

      O pagamento quando feito no cartão, geralmente é online mas por motivos operacionais, a loja em que você efetuou a compra pode demorar alguns dias para confirmar o valor pago e a postagem da encomenda.

      De qualquer forma se deseja o cancelamento, primeiro entre em contato com a loja e peça o cancelamento da compra e a devolução do valor. Se eles se recusarem, abra uma reclamação (contestação) no Mercado Pago exigindo o dinheiro de volta, mas use este artificio em último caso.

      Tente uma negociação amigável com a loja para devolução do dinheiro.

      Um abraço

      Excluir
  8. Olá, fiz uma compra no dia 20/09/2016 última segunda feira, até antes da compra o vendedor me respondeu normalmente, apos não me retornou mais qto ao prazo de envio nem numero de rastreamento.A compra foi no mercado livre não tive a opção "me arrependi da compra" como descrito na central de ajuda do site, portanto o certo foi abrir reclamação como não recebimento de produto, o vendedor tera ate o dia 28/09 para me responder, ou o site intervirá por mim. Minha dúvida é se o status de mediação de pagamento serve como comprovante de pagamento cancelado para q a empresa do cartão possa me ajudar. Tenho medo q o mercado pago me enrole e o vendedor encerre a venda, pois ele não responde as mensagens no site, email e o telefone de contato cai direto na cx postal. Nos termos está explícito q o vendedor precisa estar ativo durante o processo, e se ela resolver ficar inativo, posso desconhecer a compra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Juliana Oliveira

      Geralmente no processo de contestação quando o Mercado Livre intervém na negociação, ele solicita ao vendedor provas da entrega do produto.

      Se ele não conseguir comprovar , o dinheiro é bloqueado e posteriormente devolvido para o comprador.

      Excluir