domingo, 22 de fevereiro de 2015

Como cancelar uma compra no Aliexpress

By
O Aliexpress é o maior site de comercio eletrônico do mundo e pertence ao grupo Alibaba. Pessoas de várias partes do mundo compram neste site pelos ótimos preços e variedades de produtos.

O site tem as mesmas características do Mercado Livre, funcionando apenas como um intermediador entre vendedores e compradores. O Aliexpress não vende produtos diretamente.

Neste artigo iremos ensinar a como cancelar uma compra no Aliexpress .

Para quem já comprou no site, sabemos que há vários problemas que podemos enfrentar, uma vez que a encomenda vem do exterior e o Código de Defesa do Consumidor, acaba não sendo válido fora do Brasil.

Nas compras efetuadas pelo cartão de crédito, o valor fica retido até que a encomenda tenha sido entregue. Geralmente o prazo pode levar de 30 até 90 dias para que a entrega aconteça.
cancelar compra aliexpress
Os vendedores costumam enviar os produtos com seguro, para casos de extravio.

Cancelar a compra no Aliexpress

Você consegue cancelar a compra no Aliexpress antes do envio do produto ou caso o vendedor não encaminhe a encomenda dentro do prazo.

O prazo para solicitação da desistência da compra depois de efetuado o pagamento é de até 3 dias úteis.

Se a encomenda já foi enviada, você terá que aguardar o recebimento da mercadoria.

Não recebi meu produto

Se não receber o produto, você deve primeiramente verificar o status da encomenda. Como o produto vem do exterior, o pacote vai passar pela alfândega aqui no Brasil nas cidades de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro para vistoria da Receita Federal, no entanto, já tive encomendas minhas que chegaram lá em sete dias, mas foram liberadas depois de 2 meses.

Se o tempo para qualificar o vendedor estiver se esgotando no Aliexpress, entre na sua conta e peça a prorrogação do prazo por mais alguns dias.

Este aumento de prazo fica a cargo do vendedor aceitar ou não, mas na maioria das vezes eles aceitam, e você terá um prazo maior para poder receber sua encomenda.

Não recebendo o produto após o prazo estendido, solicite ao vendedor mais algum tempo e em caso de recusa, abra uma disputa (falaremos disto nos próximos tópicos destes artigo).

Produto danificado, com defeito ou falsificado

O maior problema no recebimento de um produto danificado ou com defeito, é levantar evidências de que ele foi entregue quebrado.

Então recomendamos que antes de abrir a encomenda, pegue uma câmera digital ou até mesmo use o seu celular e filme todo o processo de abertura do pacote para que isto seja usado como uma "prova" de que a mercadoria chegou com pacote lacrado e com defeito (se for identificado).

Logo após, abra uma disputa no Aliexpress.

Disputa no Aliexpress

A disputa no Aliexpress é o ultimo recurso que pode ser usado para recuperação do dinheiro pago.

Recomendamos que você use este procedimento apenas em último caso, quando se esgotar as possibilidades de negociação com o vendedor.

Na contestação, você pode solicitar o valor parcial ou integral da compra. O vendedor tem ate 5 dias úteis para realizar a tratativa da reclamação. Não sendo respondida a disputa dentro deste prazo, ela é encerrada a favor do comprador.

Se o vendedor responder, mas o comprador não se manifestar no prazo de 3 dias, a disputa é encerrada a favor do vendedor.

Caso não cheguem a um acordo, o Aliexpress irá intervir na negociação solicitando evidências ao vendedor e ao comprador para depois dar um veredito.

Estorno da compra

Se a disputa foi ao seu favor, o processo de estorno ocorre em até 30 dias e será feito automaticamente pelo Aliexpress.

Como a compra foi feita em dólar, o valor usado para conversão será o do dia da compra e será estornado em reais.

Além da compra, será reembolsado o valor de variação cambial e o IOF internacional.

Em breve falaremos mais sobre o Aliexpress.

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário!

Conheça o cartão pré-pago Ebanx Na Bandeira Mastercard, o IOF é de 0,38%, não tem variação cambial do dólar, e é aceito em diversos sites como Aliexpress, Amazon, Spotify dentre outros. A anuidade é U$$ 5 por ano. Visite a página e conheça mais sobre este fantástico cartão!

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário