.

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Cartão de crédito para pagamento de ônibus em São Paulo será implantado a partir de 07 de setembro

By
O uso do cartão de crédito torna-se cada vez mais recorrente por ser uma forma de pagamento fácil, rápida e prática, além das várias possibilidades de parcelamento e benefícios concedidos de acordo com a instituição financeira pertencente.

Os meios de transporte público também estão com previsão de modernização, permitindo que os passageiros possam utilizar o cartão para pagamento de suas viagens.

Implementação do cartão de crédito para ônibus na cidade de São Paulo


No dia 7 de setembro será disponibilizado o método de pagamento de cartão de crédito ou débito para todos os passageiros de ônibus em transporte público na cidade de São Paulo, implementação que ocorrerá pela Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo, verificando todas as bandeiras que poderão participar dessa ação para validação nas catracas dos transportes públicos. As empresas que estão participando da iniciativa são Elo, Mastercard, Visa, Cielo e Stone, ainda em negociação com o órgão responsável.

A tecnologia para pagamento será parecida com a de um bilhete único, cobrando o cliente por meio da aproximação do cartão de crédito ou débito que deverá ter um leitor. Será necessário cartões com chip para esse reconhecimento.
Foto reprodução: moovit.com

O projeto piloto será disponibilizado aos interessados no dia 7 de setembro, testando o retorno para que efetivamente seja implementado para a Semana da Mobilidade que acontece entre 16 e 22 de setembro.

As mesmas condições de uso de um bilhete único serão mantidas para os cartões de crédito, ou seja, os passageiros terão acesso à até quatro viagens pela duração de três horas após o primeiro pagamento, mantendo os mesmos benefícios principalmente para aqueles que transitam em ônibus para locomover-se diariamente e por grandes distâncias.

Por que ainda não foi implementado?

A principal dificuldade para a disponibilização de cobrança no cartão de crédito ou débito em ônibus é a tecnologia utilizada, com algumas opções que não necessitam da troca da catraca, conhecida como Visa Secure Access Module, permitindo que o leitor seja incluído dentro do validador, isso para cartões com bandeira Visa.

Equipar os transportes públicos para a leitura do pagamento é algo que está sendo estudado ainda pelos responsáveis.

O cartão de crédito será aceito por qualquer transporte público?


Inicialmente a implementação do pagamento por cartão de crédito será disponibilizado somente para ônibus, assim metrôs ainda não estão inclusos no projeto inicial, sem previsão dessa implementação.


xxx




Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário