.

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

6 dicas para usar o cartão de crédito de forma consciente

By
O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais rápidas, fáceis e perigosas que pode existir, caso o consumidor não atente-se a uso consciente do método de pagamento. Exatamente pelo limite de crédito disponível, a possibilidade de parcelamentos diversos, o pagamento posterior à aquisição e uso, dentre diferentes outras vantagens fazem com que o cartão de crédito possa agir como um vilão para o planejamento financeiro das pessoas.

É necessário usar o cartão de crédito de maneira consciente para não comprometer o status financeiro. Veja, abaixo, algumas dicas:

1. Pense que é um cartão de débito


Uma maneira de habituar a mente para não gastar mais que o devido ou necessário é pensar que o cartão de crédito é, na verdade, de débito. Assim somente utilizará o valor dentro do limite estabelecido em seu planejamento financeiro de acordo com suas possibilidades e não enfrentará problemas no momento de realizar o pagamento da fatura.

2. Confira todas as linhas da fatura


É necessário saber exatamente quais foram os gastos que foram feitos com o cartão de crédito para um uso mais consciente do método de pagamento. Assim será possível observar quais os custos mensais e verificar a necessidade desses mesmos gastos para o próximo mês, além de ser uma forma preventiva de que nenhum tipo de serviço ou produto adicional seja cobrado.

3. Escolha a data de vencimento mais conveniente


O uso do cartão de crédito consciente também implica em possuir valores disponíveis para a quitação das faturas em dia. A escolha da data de vencimento do cartão de crédito deve estar de acordo com seu planejamento financeiro e recebimentos, sendo ideal que o pagamento da parcela seja próximo do pagamento do salário, assim é certo que os valores disponíveis não serão gastos antes de cumprir com os dividendos.

4. Tenha apenas um cartão de crédito


Diversas instituições financeiras disponibilizam o cartão extra aos seus clientes, permitindo que os mesmos possam ter duas opções de método de pagamento para seu uso, porém ter mais de um cartão de crédito, tanto do mesmo banco, quanto de outro diferente, pode ser prejudicial financeiramente. A chance de esquecer de pagar as faturas é maior, assim como será necessário controlar os custos em dois serviços diferentes.

5. Prefira o débito automático


Ao cadastrar o cartão de crédito em débito automático, é possível precaver-se em esquecer a quitação das faturas, assim é uma das melhores opções para quem não deseja preocupar-se com boletos à pagar.

Mesmo cadastrando o cartão de crédito em débito automático, é sempre necessário conferir todos os lançamentos que foram feitos no método de pagamento para sua conferência.

6. Evite pagar apenas o mínimo


Faturas de cartão de crédito disponibilizam um valor mínimo que pode ser pago na data de vencimento, exatamente caso o cliente esteja com outras dívidas e não possua o valor total no ato. Porém esse valor restante ficará acumulado para as próximas faturas, comprometendo seu planejamento financeiro e podendo causar sérias complicações econômicas.

xxx




Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário