.

segunda-feira, 7 de junho de 2021

É possível usar o cartão de crédito para alugar um imóvel?

By
yyy

Seja porque você está com pouco dinheiro ou porque deseja obter mais recompensas no cartão de crédito, alugar um apartamento em Sp utilizando o seu cartão de crédito pode ser bem tentador. Atualmente, é possível realizar este tipo de transação envolvendo o aluguel de casa, mas é preciso estar atento a alguns pontos e avaliar se realmente isso é uma boa ideia para você. 


AUMENTO NA PANDEMIA: Durante a pandemia, o número de locatários que pagam aluguel de casa com cartão de crédito aumentou. Nos seis primeiros meses de 2020, houve um aumento de quase 50% em comparação com o mesmo período de 2019. 


É POSSÍVEL ALUGAR UM IMÓVEL COM CARTÃO DE CRÉDITO: Muitos proprietários se recusam a aceitar cartões de crédito como método de pagamento, na hora de alugar um imóvel. Mas se você fizer pagamentos mensais de aluguel para uma grande administradora de imóveis ou usar um serviço de terceiros, talvez consiga fazê-lo.


ENTENDENDO AS REGRAS: Caso você opte pelo cartão de crédito e a imobiliária, ou até mesmo o proprietário do imóvel, aceitem existem 2 condições necessárias, normalmente avaliadas antes da assinatura do contrato. 


Limite de Crédito: O primeiro ponto a ser avaliado é se o seu cartão de crédito possui limite igual ou maior a 3 vezes o valor do aluguel. Por exemplo, se o seu aluguel é de R$ 1200.00 por mês, seu limite no cartão de crédito deverá ser, no mínimo, de R$ 3600 reais. 


Extrato bancário: Também de maneira prévia, será preciso apresentar um extrato de gastos do seu cartão de crédito – normalmente dos últimos 2 meses que antecedem a assinatura do documento. Desta maneira, é possível que a imobiliária consiga avaliar a sua movimentação financeira para atestar se você possui condições para arcar com o aluguel de casa. 

Foto reprodução: Freepik


Taxas de juros: É preciso estar atento também às taxas de juros que, normalmente, as instituições financeiras cobram das imobiliárias que aceitam este tipo de transação. É muito provável que ao alugar um imóvel com o pagamento via cartão de crédito, você precise arcar com o valor da taxa de juros também, requerida para este tipo de cobrança. 


FIADOR, SEGURO FINAÇA E AFINS: Se alugar um imóvel com cartão de crédito é possível, pagar as taxas que envolvem as garantias que a imobiliária solicita nem sempre são. Caso você não possua um fiador para se “responsabilizar” em momentos emergenciais, o seguro-fiança ainda poderá ser descontado junto a sua fatura mensal, porém, se a opção for o valor caução, por exemplo, que inclui o pagamento à vista de 3 parcelas adiantadas do valor do aluguel, o mesmo deverá ser feito em dinheiro – ou no débito ou no boleto bancário -. 


FIQUE LIGADO: Ao avaliar se você deve ou não pagar o aluguel com cartão de crédito, lembre-se das vantagens e desvantagens. É possível, por exemplo, ser capaz de colher recompensas com cartão de crédito cobrando o pagamento do aluguel, mas pode estar acumulando mais dívidas com cartão de crédito ao mesmo tempo. Faça a si mesmo a seguinte: colocar um pagamento de aluguel em um cartão de crédito fará sentido a curto prazo, mas será prejudicial a longo prazo? A resposta a essa pergunta pode ajudá-lo a decidir se deseja realmente alugar um imóvel nestas condições de pagamento. 


NÃO SE ESQUEÇA: Seja qual for sua decisão, lembre-se de seu crédito e saúde financeira. Se as condições estiverem a seu favor e for feito com responsabilidade, pagar o aluguel com cartão de crédito pode ajudá-lo a aumentar o crédito e até mesmo economizar algum dinheiro. É possível, no entanto, que isso possa esticar suas finanças e fazer com que você acabe sob uma montanha de dívidas, portanto, tenha responsabilidade para decidir qual é a melhor opção para o pagamento do aluguel de casa. 


Quer saber mais sobre como funciona o processo para alugar um imóvel? Ou saber qual é a documentação necessária envolvida neste processo? Então siga nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro de todos os nossos conteúdos exclusivos. 


Veja dicas de como trabalhar Home Office pela internet direto de sua casa, no conforto do seu lar!




Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário